Epagominais: Dia 1 – Wesir

Em hotep! Interromperei os posts semanais das “30 Semanas de Devoção” para fazer posts dos dias epagominais. Esse é um momento muito importante ára os ortodoxos keméticos, então vamos lá!

No dia de hoje, 29 de Julho, começa oficialmente o primeiro dia Epagominal. Sendo breve na explicação, de acordo com o mito Ra descobriu que seria destronado por um dos futuros filhos de Nut (a mãe-céu, esposa de Geb – a terra – e filha de Shu e Tefnut, filhos de Ra). Inconformado com a possibilidade, fez com que seu filho separasse Geb e Nut para sempre e proibiu o nascimento de qualquer criança. Nut já grávida e sofrendo por não conseguir parir as crianças que cresciam em seu ventre, implorou para o grande deus da sabedoria Djehuty (Thot) para que conseguisse arranjar uma forma de parir suas crianças. Comovido pela dor de Nut, Djehuty apostou algumas partidas de Senet (jogo de tabuleiro egípcio) com o deus-criança Khonsu onde o vencedor poderia pedir algo para o outro. Sabendo de sua vitória, Djehuty ao fim do jogo pediu à Khonsu que fossem criados mais 5 dias, e assim nasceram os duas epagomenais com as suas respectivas crianças.

No primeiro dia nasceu Wesir, o Aniversariante no dia de hoje. De acordo com alguns registros, esse dia foi de festa e de muita luz. Wesir é o Senhor da Colheita que junto com Sua esposa Aset foram os responsáveis pela grande evolução de Kemet (Egito). Benevolente e Amável, Ele é homenageado no dia de hoje por ser o Grande Rei que é. Como Senhor da Morte Ele nos ensina o valor de viver e também de receber as consequências de nossas ações enquanto estamos vivos. Ele nos dá a possibilidade de enxergar que temos o poder da mudança, que às vezes passamos por momentos de dificuldade que beiram a uma morte simbólica, mas que tudo isso nos torna mais fortes, mais equilibrados e com um maior entendimento pessoal.

Como um filho de Wesir, eu o honro com mais afinco no dia de hoje. Comer uma boa massa e tomar uma boa cerveja em Sua presença é uma das coisas que faz mais sentido em minha vida… Pois Sua presença me cativa, me faz sentir protegido e me faz querer cada vez mais honrar o nome que recebi! Que sua esposa Aset (Isis) e seus filhos Heru-as-Aset (Hórus) e Yinepu (Anúbis) o honrem também. Dua Wesir Grande Senhor da Vida e da Morte! Que nos traga sempre a mensagem de uma vida honrosa e com a presença de Ma’at todos os dias, para que no dia do Grande Julgamento nós possamos olhar no fundo de Seus olhos e falar: Eu vivi, eu lutei e eu consegui!

Wesir e família

 

Dua Wesir-Unnefer!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s